Bitcoin: o que é e como ela pode aumentar conversão no e-commerce

Natanael Pantoja
5 min readOct 14, 2016

--

Para inovar nem sempre precisamos criar algo do zero, algo que ninguém conhece. A inovação, na maioria dos casos, acontecer por meio de combinação, ou seja, juntar inovações já existentes para criar outras. Que ver um exemplo?

O GPS foi criado para uso militar nos anos 60 e olha no que deu, né?! Alguém vive sem GPS? Indo mais além: você conhece o Uber, o serviço de transporte de passageiro, que quebrou o monopólio do serviço dos táxis? E o AirBnB, amado pelos viajantes de plantão? Todos fazem uso de geolocalização (entre outras inovações). Isso nos faz entender como se dá o crescimento da inovação. Ele é exponencial. Em um determinado momento, as coisas aparecem como num passe de mágina e você fica surpreso. Mas não teríamos nada disso sem a ajudinha do GPS.

Imagem: Freepik

Seguindo essa mesma linha de inovação do Uber e do AirBnB, nasceu algo semelhante no setor financeiro: o Bitcoin. Eu, particularmente, tenho estudado bastante esse sistema e, se eu fosse você, empreendedor, diretor ou gerente de empresa, também estaria atento à ele, pois isso pode, entre outras coisas, aumentar conversão no e-commerce. Vamos abordar aqui aspectos mais gerais, menos técnicos e mais práticos voltados para sua realidade de negócio.

O que é bitcoin

Por definição, Bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada, criada em 2009. Na prática, é um “dinheiro da internet” que pode ser passado de uma pessoa para outra sem a interferência de um banco, quebrando o monopólio de controle dessas instituições e, assim, reduzindo muito as taxas de transações. Percebeu a semelhança com Uber e AirBnB, cada qual no seu respectivo mercado? Com bitcoin, você ainda pode se manter anônimo nas transações, ter uma conta sem requisitos ou limites e usar a moeda em qualquer lugar do mundo.

Imagem:Freepik

Como o sistema de Bitcoin funciona na prática

Estamos todos acostumados a ter o dinheiro paupável nas mãos ou pelo menos um cartão de crédito ou cheque para pagar por serviços e produtos. A moeda Bitcoin, no entanto, não é paupável e funciona de uma forma complexa e cheia de detalhes técnicos. Não se preocupe se não conseguir entender tudo de uma vez. O grande segredo do sistema de Bitcoin são os algoritmos criados para validar a transação.

Essa moeda digital é baseada na teoria dos hashs, uma teoria matemática usada bastante no meio computacional para garantir a autenticidade. Uma transação só é válida se estiver dentro doblockchain. O blockchain é o conjunto de blocos validados por um miner (minerador, usuários que têm em seus computadores softwares com algorítimos específicos para decodificar essas operações em blocos) e aprovados por um ledger (eles são os proof of work, que determinam se o miner fez o serviço bem feito). Uma vez que você minerou corretamente, você tem o direito de um percentual da transação.

Quanto vale 1 Bitcoin

O valor do Bitcoin tem oscilado bastante. Enquanto escrevo esse post, por exemplo, o Google (que também já faz conversões de bitcoin para qualquer outra moeda física) me mostra o valor de R$1.548,60. Você pode conferir tudo que está rolando nesse site: Blockchain. Esses números, amanhã, podem estar diferentes, dependendo da oferta e da procura da moeda virtual.

Imagem: Freepik

Mas para comprar Bitcoin, você pode desembolsar bem menos do que isso, já que é possível comprar “frações” bem pequenas da moeda. Para adquiri-la basta ter uma carteira virtual, que pode ser criada em sites como Coinbase ou Bitgo. Nesses locais você vai receber um número que representa o sua carteira e será identificado por um hash e não pelo seu nome. O governo brasileiro já está de olho nessa moeda digital, mas ainda não existe uma regulamentação forte em relação à ela. Essa é uma boa reportagem Jornal da Globo sobre o assunto.

Como bitcoin pode aumentar conversão no e-commerce

Não é difícil entender como converter vendas online com bitcoin.

Imagem:Freepik

Antes de qualquer coisa, se você pensa que essa inovação é uma modinha ou a moeda é pouco usada e explorada, está enganado. Mais de 9 mil negócios, entre e-commerces e lojas físicas, já aceitam o sistema para compras e pagamentos de serviços. Se você quiser, pode ver aqui uma lista de alguns dos empreendimentos que oferecem o sistema como alternativa de pagamento. Este outro blogtambém anuncia as empresas que estão aderindo ao sistema. Imagine que dá até pra comprar pizza em São Paulo usando bitcoin!

Uma dos principais vantagens de usar bitcoin no seu negócio é que as transações feitas com esse sistema são rápidas e sem taxas. Além disso, você pode atingir um nicho de mercado específico que está crescendo e está àvido por empresas que aceitem a moeda acumulada na sua carteira virtual. Claro que muitos usuários querem transformar o dinheiro virtual em benefícios paupáveis. Você ainda ganha uma publicidade gratuita, já que muitos sites listam (e estão sempre atualizando essas listas) as empresas que aceitam a moeda.

A grande observação que faço é: o blockchain é um sistema garantidor de autenticidade de uma transação e isso pode ser explorado de diversas outras maneiras. Olhe aqui nesta reportagem do UOL o que estão planejando para o futuro.

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra mim nos comentários. Esse é um assunto complexo, mas que gosto muito e tentei explicá-lo de uma forma bem didática.

--

--

Natanael Pantoja
Natanael Pantoja

Written by Natanael Pantoja

I'm working as a digital advisor, helping clients on their digital transformation journey.

No responses yet